Skip to content

Casas de Parto

19/04/2010

Casas de parto ou, como são chamadas pelo ministério da saúde brasileiro, Centros de parto Normal foram criadas em 1999.

Hoje há 14 estabelecimentos desse tipo no Brasil, todas fazendo parte do sistema público de saúde. O parto humanizado já é muito valorizado em países como França, Países Baixos e Japão. Já no Brasil, ele vem tentando se fortalecer em meio a muitas críticas e discussões.

Tais casas surgem com a proposta de humanização da assistência ao nascimento e parto. Isso significa diminuir as taxas de cesáreas, as medicalizações, as intervenções desnecessárias, assim como permitir que as parturientes tomem decisões em relação ao seu próprio corpo.

Suas criações implicaram acirradas discussões entre médicos e enfermeiros(as) porque, de acordo com o que foi oficializado, tais casas podem funcionar sem a presença obrigatória dos médicos, ou seja, somente com a supervisão das enfermeiras obstétricas. De acordo com a mentalidade de alguns médicos, principalmente pelo medo de perder sua autonomia profissional, as casas de parto seriam lugares que não oferecem nenhum tipo de segurança para a mãe e o bebê, tratam-nas como sendo um retrocesso, como sendo instituições medievais e ilegais. Argumentam ainda que são os únicos capacitados para resolverem complicações inesperadas. Porém, isso é totalmente o contrário do que diz os estudos e pesquisas já realizados nesta área. Segundo estes, um parto seguro independe que seja numa casa ou num hospital e, além disso, já existem taxas animadoras decorrentes desse método de humanização.

Ainda existem diversos tabús em relação a esse tema na sociedade. Visando mudar tal situação devemos, em primeiro lugar, passar a enxergar o nascimento como um ato fisiológico, próprio do corpo feminino, e não patológico.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 22/04/2010 6:50 pm

    Ely,
    Parabéns pelo blog e pela iniciativa.
    Ficou ótimo!!
    Posso divulgar?
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: