Skip to content

Entrevista sobre a Casa de Parto no WhatMommy

13/06/2011

Entrevistas que a Carol fez comigo para a sessão “Mães que contam” do seu blog, o What Mommy Needs sobre a Casa do Parto de Sapopemba e minha experiência como parturiente nessa casa de parto.

 

******

 

Série Mães que Contam – Conversa sobre casa de parto

Carol: Como você chegou à decisão de parir numa casa de parto?

Elly: Muito antes de engravidar tomei conhecimento desta opção pela imprensa. Um ano antes de engravidar, duas amigas passaram pela experiência de parir na CP Sapopemba, daí, quando me vi grávida, a decisão já estava tomada.

Carol: Como foi o seu pré-natal?
Elly: Meu pré-natal não foi na CP e por isso foi chatinho no que diz respeito às condutas dos Ginecologistas Obstetras. Frases como: `você não precisa sentir dor, deixa tudo comigo!` e outras prepotências médicas. Mas, a partir da 37a. semana, com o acompanhamento na CP, tudo ficou ótimo. Apenas a primeira consulta lá valeu por todas as tantas com os GOs. E, a cada consulta minha segurança de parir na companhia daquelas mulheres parteiras crescia e nem foi abalada por um Ultra Sonografia que dizia que Caetano pesava 4.500k

Carol: Você teve acompanhante durante o trabalho de parto e o parto?
Elly: Meu marido esteve comigo o tempo todo na CP. Só saiu um instante para tomar um lanche, mas acompanhou todo o processo de nascimento de Caetano.

Carol: Como foi seu parto? Teve necessidade de alguma intervenção?
Elly: Minha bolsa rompeu ainda em casa, mas Caetano permaneceu bem alto, e era bem grande. De início já não foi recomendada minha entrada na banheira, que tanto quis, pois ficar de pé favoreceria ele descer durante o TP. Não entrei em TP naturalmente e recebi ocitocina. Após 8h de TP, grande parte delas debaixo do chuveiro e na bola de pilates, Caetano permanecia bem alto. Para mim, dava para esperar, mas a parteira achou que deveria aplicar Kristeller (manobra que empurra o bb), mas não teve nenhuma postura agressiva, foi algo feito com respeito. Outra intervenção que esta sim considero totalmente desnecessária foi a episio. Não senti nada ali e a parteira q me acompanhou no plantão seguinte tb achou desnecessária, mas respirou aliviada qdo viu a proporção do corte. Disse que não foi grande o corte. Até hoje eu nem imagino a proporção, pois não senti nada relacionado à episio no pós parto, só sei q foi feita, pois a parteira me pediu para fazer durante o expulsivo. Caetano nasceu com 4270kg e 56cm, uma bossa na cabeça e muito cansado (assim como eu). Não abocanhou o peito ao nascer, mas mamou na primeira hora, já no quarto.

Carol: Como foi o contato com o bebê logo depois?
Elly: Foi lindo. Meu marido veio com ele logo após o primeiro banho. E as parteiras me auxiliaram a amamentar na primeira hora. Foi mágico!

Carol: Você indicaria uma casa de parto para outra mulher? Por quê?
Elly: Indico sim, pois ainda que a localização das casas de parto pareça um empecilho, num trabalho de parto saudável isto não é impecilho real. Fui de ônibus parra a CP Sapopemba, saindo de Santo André, com bolsa rôta. Em TP, claro que optaria por um táxi ou carro, mas raríssimos TPs duram menos que 2 horas e, se a mulher se preparar com uma doula, melhor ainda. Senti falta de uma. Indico e criei um blog para que esta indicação possa alcançar mais e mais mulheres.

8 Comentários leave one →
  1. Ariane permalink
    16/06/2011 8:05 pm

    Que maravilhosa a sua iniciativa com esse blog, tive minha filha na Casa de Parto de Sapopemba também e foi uma experiência incrivel, se vc permitir também gostaria de postar aqui. Tenho amigas e amigas me perguntando sobre a casa, e vou indicar o seu blog para elas também. AMO, se eu estivesse no Brasil teria tido meu segundo filho lá também. Foi demais!!!!

  2. 14/09/2011 10:55 pm

    Que legal essa ideia do blog, achei ótima! Eu quero muito parir la! Só possi ir visitar e falar de meu interesse com 37 semanas flor? Beijosss

  3. Simone permalink
    13/01/2012 12:39 am

    Ola me chamo Simone tenho 18ans e estou gravida de 34semanas do meu 1º filho, li sobre a casa de parto ha poukissimo tempo e me interessei muito pois desde o inicio da gestacao sonho com parto normal, Moro na zona leste de sp porem nao é tao proximo de sapopenba e meu medo é ganhar nene no meio do caminho rs’
    Gostaria de que as mamaes q passaram pela experiencia de ganhar bebe la me contatassem por msn symorenynha@hotmail.com pois tenho muito interesse em sabee qual procedimento da casa de parto

  4. carolina permalink
    04/01/2013 7:11 pm

    Ola ! me chamo Carolina e estou na segunda gestação, a primeira foi horrivel, um trauma, e agora estou com 34 semanas. Lendo o que vc escreveu me senti mais segura em ir a casa de parto, ela ainda esta aberta? mesmo sendo de outro municipio posso ir la?
    Aguardo suas respostas carolgobirash@gmail.com
    bjusss e parabens pelo blog!

  5. 27/01/2013 8:05 pm

    Elly, Boa tarde! Sou Enfermeira obstetra em Salvador Ba e por incrivel que pareça aqui ,agora é que estamos preparando o terreno para iniciar legalmente a atuação desses profissionais para atuarem nas maternidades implementando o parto humanizado em paturientes de risco habitual.Está uma loucura inclusive algumas de nós incluindo eu, estamos em treinamento pelo hospital Sofia Feldman de B. Horizonte, Referencia no assunto para todo o pais. Estou sempre a buscar experiencia de outros serviços. Estarei de licença premio em julho de 2013 e irei a S. Paulo visitar a família. Gostaria de saber se é possível e como devo proceder para visitar e conhecer o serviço. Já grata pela atenção.
    Maria Aparecida de J. Teixeira
    Enfermeira
    HJBC- SESAB

  6. CYNTHIA DE OLIVEIRA permalink
    20/05/2013 1:32 pm

    bOM DIA, SABE DIZER DE A CASA DE MARIA DO ITAIM AINDA FUNCIONA? TIVE MEUS DOIS FILHOS LÁ E FOI TUDO PERFEITO, ESTOU ESPERANDO O TERCEIRO E ESTOU UM POUCO RECEOSA POIS JÁ TENHO 37 ANOS.

Deixe um comentário

